quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dia 25: Transformado pela provação

Quando eu tinha 10 anos de idade fui diagnosticada com tuberculose. Foi um tempo difícil para mim e para minha família. Para completar, o setor de saúde da minha cidade estavam em greve e o tratamento só era oferecido no serviço público. No meio desse turbilhão de problemas, ficamos sabendo de um médico que estaria furando a greve em um posto de saúde muito longe de casa. Acordamos cedo e fomos encontrá-lo. Chegando lá, ele me disse: "A primeira coisa que quero te receitar é: Isaías 41.13 "Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei."."

Cara, apesar de todo sofrimento, de todo tratamento complicado, de tudo que eu chorei no período que estive sob cuidados médicos, tudo o que eu lembrava era que Deus estava segurando minha mão. Durante aquele periodo, eu cresci espiritualmente como nenhuma criança saudável de 10 anos cresceria. Eu aprendi a depender de Deus e entendi que Ele estava comigo. Isso é lindo!

Deus usa as cisrcunstâncias para desenvolver o nosso caráter. E Ele não esconde isso. Olha o que Jesus diz em João 16:33: "Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". A vida é feita de problemas em fila. Um esperando o outro passar para chegar em você. Mas isso não é negativo. É assim que o nosso caráter é formado.

Nenhum problema chega até você sem a permissão de Deus. Olha que coisa séria: Tudo o que acontece com você tem um significado espiritual.

Aí você pensa: "Pow, mas meus problemas são causados por mim mesmo, pelos meus pecados!". Cara, Deus pode fazer o bem aflorar da pior pervesidade. Sabe o que isso significa? Significa que Deus pode fazer uma coisa boa acontecer por causa de um estupro, da morte de uma criança, e outras coisas horríveis que nós temos ojeriza. Então, se Ele pode fazer o bem a partir dessas coisas, imagina só o que Ele pode fazer com o pecado que eu e você cometemos! O propósito de Deus é maior que os nossos pecados.

Mas tem uma coisa. Neguinho passa por problemas e ao invés de confiar em Deus, vai se entregando. Aí, com o passar do tempo, os problemas deixam o cara amargo e triste. Não pode ser assim! Para seu caráter ser realmente formado pelos problemas, você precisa reagir como Jesus reagiria. Olha o que um judeu, em um campo de concentração falou: "Se você olhar para o mundo, ficará aflito. Se olhar para si, ficará deprimido. Mas, se olhar para Cristo, ficará descansado!”.

O que aprendemos com isso é que não podemos focar no curto prazo, mas sim, pensar no resultado final. Pense no prêmio que te espera na eternidade. Não desista. Pense que este problema está te preparando para ser quem Deus quer que você seja.

A pergunta reflexiva de hoje é: Qual problema na minha vida me trouxe mais crescimento?

Nenhum comentário: