domingo, 19 de junho de 2011

Dia 18: Tendo uma vida em comum

Eu sou uma pessoa muito tímida. Alguns amigos que me conhecem mais a fundo podem até rir ao ler isso e achar que estou de brincadeira. Mas a verdade é que sou muito, muito tímida. Talvez por isso eu tenha desenvolvido essa habilidade de escrever. Acredito que sou infinitamente melhor escrevendo do que falando.

Essa coisa de ser tímida acaba me atrapalhando com as amizades. Não sou de muitos amigos por conta disso, eu acho. E hoje, lendo o dia 18 do "Uma vida com propósitos" aprendi que é muito importante estar ligado a um pequeno grupo que te apóie e te cuide.

Em geral, nossa comunhão com as pessoas da igreja acontece aos domingos, um pouco antes e um pouco depois de cada culto. Mas hoje aprendi que isso não é comunhão de verdade. Ter comunhão é ter uma vida em conjunto. É compartilhar os momentos bons e ruins. É ser amigo e parceiro. Comunhão não é bater papo furado, cheio de banalidades. É muito mais profundo que isso. Na comunhão, as pessoas dividem suas mágoas, revelam sentimentos, reconhecem suas fraquezas e pedem oração.

Mas aí, irmãozinho, é que está o negócio. Como uma pessoa tímida, ou não, vai se abrir, contar suas falhas e problemas para outras pessoas? Por que agir como se tudo estivesse tudo bem é uma forma de matar a verdadeira comunhão. A verdade é que é preciso muita coragem para contar para outras pessoas as suas falhas. Isso não é fácil. Mas esse risco é o que vai fazer você crescer espiritualmente. Em Tiago 6:16 a bíblia deixa bem claro que é isso que devemos fazer: "Confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados."

E temos que pensar dos dois lados. É preciso estarmos prontos não só para nos abrir, mas para receber quando se abrem conosco. Na comunhão, a misericórida deve triunfar sobre a justiça. Isso significa que quando alguém conta algo de ruim que fez, ao invés de receber o correto pela seu ato, essa pessoa deve ter esse ato esquecido. Deve receber misericórdia: receber o que não merece, receber o perdão. Ninguém nunca vai te pedir que perdoe alguém mais do que Deus já te perdoou.

A pergunta reflexiva de hoje é: Que passo posso dar hoje para me unir a outro crente de forma mais íntima e verdadeira?

Nenhum comentário: