segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dia 22: Criado para se tornar semelhante a Cristo

Uma coisa que sempre me intrigou foi essa história de que nós somos imagem e semelhança de Jesus. Pow, se o cara era perfeito e não caiu em nenhuma tentação, como pode nós sermos parecidos com ele?

Então, hoje não somos mais parecidos com Ele pelo simples motivo de que o pecado distorceu nossa imagem. O pecado é como um ácido sulfuríco jogado em nosso rosto espiritual. Distorceu tudo...

Mas Deus que não é bobo nem nada criou um remédio para acabar com essa marca defeituosa que o pecado colocou em nós. Jesus veio como um restaurador de nossa imagem. Jesus é o remédio para nossa deformação. Por isso, é um dos propósitos Dele que nós sejamos cada dia mais semelhantes a Jesus. Quando nos convertemos e deixamos para trás o velho homem, somos revestidos pelo novo homem, criado por Deus em justiça e santidade. Ou seja, mais parecidos com Cristo. Isso está escrito em Efésios 4:24.

Mas atenção! Ser semelhante a Deus não torna você um deus!! O que Deus quer é que nos tornermos santos, com os traços de caráter Dele. E para termos esses traços de caráter, precisamos passar por problemas que nos moldem. Isso significa que sua vida não será um mar de rosas. Deus usará os problemas para deixar você do jeitinho que você precisa ser.

Então, não se engane. Deus não vai te dar tudo o que você quiser. Ele não é seu escravo e nem precisa satisfazer todos os seus desejos. Deus tem objetivos muito mais arrojados do que nos fazer felizes o tempo todo. Nós devemos servir os própositos Dele e não ao contrário.

Para nos tornar semelhantes a Jesus de verdade, precisamos passar por alguns steps:
1) Temos que abandonar os velhos maus hábitos
Todo mundo sabe as coisas erradas que faz. São elas que temos que abandonar.
Além disso, devemos estar atentos ao que o Espírito Santo fala aos nossos corações, por que ele nos revela outros pontos que precisamos mudar e coisas erradas que fazemos e não nos damos conta.

2) Temos que mudar nossa maneira de pensar
Em Romanos 12.2 diz que ao mudarmos nossa forma de pensar, renovando a nossa mente, vamos experimentar a boa, agradável e PERFEITA vontade de Deus.
Mudar o pensamento precisa ser um esforço consciente.

3) Temos que adquirir o caráter de Cristo
Precisamos não só mudar os hábitos, como mudar a forma com que agimos habitualmente, ou seja, mudar nosso caráter. Isso tudo para que nos tornermos semelhantes a Cristo.

Estrategista como é, Deus preparou tudo para facilitar nossa jornada de nos tornar semelhantes a Jesus.
- A palavra de Deus nos diz o que devemos fazer
- Os outros filhos de Deus nos dão o apoio que precisamos para fazer o que está na palavra
- As circuntâncias nos dão o ambiente perfeito para colocar tudo em prática

O processo de santificação, de nos tornarmos iguais a Jesus, durará nossa vida toda. Estamos em construção. E a cada passo que damos de crescimento em nossa vida espirirual ganhamos um plugin com caratcerísticas que nos tornam mais iguais a Cristo. Só que o processo só estará completo quando morrermos ou quando Jesus voltar. Em uma dessas ocasiões - a que acontecer primeiro - ganharemos um upgrade em que seremos automáticamente semelhantes a Jesus. Antes disso, nosso objetivo é um crescimento sem fim.

A pergunta reflexiva de hoje é: No dia de hoje, em qual área de minha vida preciso rogar pela operação do Espírito Santo para me tornar mais semelhante a Cristo?

Nenhum comentário: