sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dia 11: Tornando-se amigo de Deus

Eu não sou uma pessoa de muitos amigos. Em algumas fases da minha vida, inclusive, me senti sozinha, sem amigo algum. Mas tinha um cara que estava sempre ali, e eu sabia que podia contar com Ele, mesmo que nem sempre tivesse a esperteza de me aproximar dele. Esse cara era, e ainda é, Jesus. É muito incrível, e mesmo improvável, que Deus queria ser amigo de mim. É como um rei querendo ser amigo do mendigo mais mulambento do reino. Mas ele quer minha amizade, assim como quer a sua.

Se o rei fosse falar com o mendigo mais mulambento, a primeira reação deste seria ficar com medo. "O que o Rei vai quer comigo? Coisa boa é que não vai ser!" E é igualzinho conosco. Desde o antigo testamento, a relação dos homens com Deus sempre é atrapalhada pelo medo. É como se Deus fosse um menino malvado com uma lupa na mão e nós pobres formigas indefesas prestes a serem queimadas pelo menino. A gente se esquece que  quando Jesus morreu na cruz por nós Ele estava se predispondo a nos limpar, abrindo caminho para sermos amigos de Deus.

Então, tem mais. Deus não quer ser um amigo qualquer. Ele não quer ser um amigo distante que nós vemos as vezes. Ele quer ser nosso amigo íntimo. Quer sentar e bater papo, quer ficar em silêncio juntos, quer simplesmente desfrutar da nossa companhia. Cara, isso é muito louco de se entender. Deus quer conversar conosco e fazer parte da nossa vida. E vamos combinar, esse tipo de relacionamento não se consegue se só dermos tempo para Ele aos domingos nos cultos.

Durante a faculdade eu tinha uma super amiga que conheci em um estágio. Ela morava mega longe de mim (Eu, São Gonçalo. Ela, Duque de Caxias) e depois que eu me formei não tinhamos nenhuma oportunidade de se encontrar. Fim da amizade? Não! Nós trocávamos 30 mil emails por dia. Quando não eram emails eram papos pelo MSN ou GTalk. O fato é, apesar de não nos vermos, erámos super amigas e conheciamos a fundo a vida e a rotina uma da outra. Apesar da distância permanecer, essa amiga foi até minha madrinha de casamento! E por que contei essa história toda? Por que as vezes pensamos que somos amigos de Deus só falando com ele a jato nas refeições e aos domingos nos cultos. Esquecemos que amizade depende de contato - mesmo que não vejamos a pessoa, precisamos cultivar o relacionamento.

E Deus oferece um plus. Ele é um amigo que está do seu lado 24 horas por dia. Não estou brincando. Ele fica com você até quando você toma banho ou tira meleca do nariz. Agora, pensa comigo: quando você consegue um novo emprego, descobre que está grávida, é demitido ou whatever, não pensa em contar para seu melhor amigo? O inconveniente é que seu melhor amigo tem a vida dele e você só poderá contar a novidade quando encontrá-lo. Pois bem, com Deus não tem essa parada! Ele está contigo a todo momento e você pode contar o que quiser para Ele a qualquer momento, onde estiver! Isso é genial!

Mais aí vem o outro lado. Todo mundo adora falar. Mas poucas pessoas estão dispostas a ouvir. Deus também procura por ouvintes. Ele fica ansioso para encontrar pessoas que não queiram só derramar seus problemas em cima Dele, mas que também estejam dispostas a ouvir o que Ele tem a dizer - como todo amigo faz. E como podemos ouvir a Deus? Lendo a bíblia? Pior que não. É mais profundo que isso!

Para ouvirmos ao Senhor precisamos meditar nas palvras Dele. Precisamos passar nosso dia pensando sobre o que lemos da bíblia. Regurgitando cada palavra, cada versículo, cada texto. Dessa forma, Ele vai falar aos nossos corações através do nosso pensamento. Uma boa analogia é: mais do simplesmente ler a bíblia, precisamos pensar no que está escrito nela assim como um namorado pensa na namorada nos seus primeiros dias de namoro.

É como escreveu o meu amigo Rick Warren: "As orações permitem que você fale com Deus; as meditações permitem que Deus fale com você". E para ser amigo, cara, você precisa aprender a falar e a ouvir.

A pergunta reflexiva de hoje é: O que posso fazer para me lembrar de pensar mais sobre Deus e falar com Ele mais frequentemente ao longo do dia?

Nenhum comentário: