sábado, 11 de junho de 2011

Dia 12: Desenvolvendo a amizade com Deus

Desenvolver uma amizade é uma coisa simples e complicada ao mesmo tempo. É complicada por que depende de esforço, dedicação, tempo, atenção e cuidado. E é simples por que, quando você gosta de alguém tem prazer em dar essas coisas para ela.

Eu tenho uma amiga muito amiga que viveu isso há pouco tempo. Nós haviamos sido amigas há muitos anos atrás, e depois de uma briga ficamos muito tempo sem nos falar. Os anos se passaram e quando ela me procurou eu não estava disposta a dedicar tempo a cultivar essa amizade de novo. Mas ela fez o que sempre fazemos quando queremos algo: se esforçou para falar comigo mesmo quando eu não queria falar, dedicou tempo com telefonemas e visitas quando operei, me ouviu quando eu queria reclamar da vida, e se mostrava preocupada comigo. Demorou um pouco, mas logo eu passe a fazer as mesmas coisas e hoje somos quase tão amigas quanto naquela época.

E por que essa maluca aqui tá contando essa história toda? Simples. Para exemplificar como deve ser nosso relacionamento com Deus. Diferente de mim com relação a Raquel (essa amiga da historinha), Deus está muito disposto a ter uma amizade profunda conosco. Só que Ele quer que nos esforcemos, dediquemos tempo, e todas as outras coisas que fazemos com nossos amigos, para ficar perto Dele. No capítulo 4 de seu livro, Tiago diz uma coisa muito interessante: "Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!"

Mas aí você pode pensar: "Cara, eu não tenho cacife para tentar ser amigo de Deus. Eu sou o cocô do cavalo do bandido. Não mereço a atenção de Deus". Pois é. Você tem razão. Só que Ele não está interessado nisso! Ele não espera amigos perfeitos, o que Deus quer são amigos sinceros! Por exemplo, Ele não quer que você decore frases e fique repetindo pra Ele. Deus quer que você seja autentico e converse com Ele igual você faz com seus amigos. Ele quer que você fale irritado, triste, alegre, ou whatever. Ele quer que você expresse para Ele o que está sentindo. Ele quer ser seu amigo de verdade!

Sabe quem era sincero com Deus ao extremo? Davi! E olha que quando ele morreu foi rotulado de "O homem segundo o coração de Deus". Olha um exemplo: "Sou pobre e necessitado e, no íntimo, o meu coração está abatido." Salmos 109:22.

Só que essa história toda de amizade com Deus não pode virar a nossa cabeça. Não podemos é achar que por que somos amigos de Deus, somos iguais a Ele. Somos como amigos intímos de um rei. Apesar de amigos, ainda devemos obediência a Ele. Devemos obedecer por amor, não por medo ou obrigação. E é fácil obedecer por amor quando obedecemos a um amigo.

A pergunta reflexiva de hoje é: Quais as escolhas práticas eu farei hoje para me aproximar mais de Deus?

Nenhum comentário: