terça-feira, 21 de junho de 2011

Dia 21: Protegendo sua igreja

Eu já ouvi falar muito sobre igrejas que se dividiram. Um membro quer uma coisa, outro membro quer outra, formam-se dois grupos rivais, e então, a unidade da igreja acaba. Resultado: em pouco tempo cada grupo vira uma nova igreja, ou vai congregar em outro lugar.

No ano passado ou retrasado, eu fiquei com medo de isso acontecer na minha igreja por causa da compra de um terreno. Eu via os grupos se formando e realmente fiquei com medo de acontecer uma divisão. Mas graças a Deus tudo correu bem.

Nessa ocasião em que fiquei com medo, eu via as coisas acontecendo, mas pessoalmente não fiz nada para evitar a divisão prestes a ocorrer. Eu errei feio. Por que a unidade da igreja é responsabilidade nossa, de cada crente, individualmente. O maior bem de Deus na terra é a igreja. Ele quer que ela fique unida, sem confusões e discussões.

O engraçado é que a unidade da igreja é sempre colocada a prova por causa da diferença de seus membros. Um pensa X, o outro pensa Y, e então a brigalhada começa. Só que, sabe quem foi que nos fez diferentes? Pois é... foi Deus! Ele gosta da diversidade. Nós deviamos seguir seu exemplo e gostar das diferenças ao invés de ficar usando isso como pretexto para brigas. Até por que todos somos diferentes, mas temos coisas em comum. O segredo é manter o foco no que temos em comum. Não podemos deixar que uma coisa que Deus criou - nossas diferenças - nos separem.

Eu não sou perfeita. Você não é perfeito. Logo, a igreja não é perfeita! É uma questão de lógica. Na bíblia vemos a descrição de como a igreja deve ser, e, se formos comparar com o real, vamos nos decepcionar.
Precisamos aceitar o real sem nos acomodar e sempre lutar pelo ideal. As pessoas da igreja vão te decepcionar, vão te machucar... mas igual quando alguém de sua família te magoa, você precisa perdoar seus irmãos de fé, por que eles são tão imperfeitos quanto você. Sair da igreja por que alguém lá te machucou é imaturidade.

Outra coisa que pode acabar com a unidade da igreja são as críticas infundadas. Não critique o que outro crente faz na fé. Só Deus pode julgar se o que ele está fazendo é certo ou não. Quem tem o trabalho de acusar os crentes é o Diabo. Se você faz isso, está fazendo o trabalho dele. Ao invés disso, você deve gastar seu tempo promovendo a paz, como diz em Romanos 14:19 "esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua."

Tão ruim quanto criticar é fazer fofoca! Olha que descrição interessante da fofoca o Rick Warren fez: "Fofocar é transmitir informações quando você nem é parte do problema nem parte da solução". Cara, se você não está envolvido na situação, nem escute quando alguém te falar uma fofoca. Essa pessoa não é confiável, em breve ela estará falando de você.

Já era? Alguém já falou de você? Ou alguém já te criticou? Ou alguém te feriu? Está com problema com alguém? Fale direto com a pessoa ao invés de ficar comentando o assunto com outras que não tem nada a ver com a história.

Os pastores tem um trabalho ingrato e desgastante. Muita gente pensa: "Ah, pastores são ladrões de dízimos". Cara, não sei como é em todas as igrejas, mas nas batistas, os pastores recebem salários e o dízimo é administrado  por um tesoreiro e não pelo pastor. Então, imagina só, o cara ganha um salário para entre milhões de outras coisas, mediar briguinhas infantis dos membros da igreja. Pow, faça-me o favor, né? A gente paga o salário do cara pra ele conseguir almas para Jesus e a jogamos nosso dinheiro fora fazendo com que ele fique gastando o precioso tempo dele com picuinhas... fala sério! Temos que honrar o pastor e os líderes da igreja, por que isso contribui para a unidade da igreja.

A pergunta reflexiva de hoje é: O que estou fazendo pessoalmente para proteger a unidade em minha família eclesiástica neste exato momento?

Nenhum comentário: