terça-feira, 21 de junho de 2011

Dia 20: Restaurando a comunhão quebrada

Uma das coisas mais dificeis do mundo é fazer as pazes. Seja com o marido, namorado, pai, mãe, amigo... é muito difícil dar o braço a torcer e se reconciliar. Só que Deus, nos deu a restauração de relacionamentos como missão. O que faz todo sentido. Já que, enquanto família de Deus, nós devemos mostrar ao mundo nossa comunhão, imagina quando o mundo nos vê em conflito com alguém. Por isso que em 1 Corintios 1.10c, Paulo fala assim: "suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês".

Deus espera que sejamos pacificadores. Ser pacificador não é ser pacífico e aceitar tudo. Ser pacificador é trabalhar pela paz. E nossa habilidade de se dar bem com as pessoas é uma marca de maturidade espiritual. Nossa maturidade espiritual deve nos transformar em pacificadores. E bem aventurados serão os pacificadores por que eles serão chamados filhos de Deus, como está escrito em Mateus, nas bem-aventuranças.

Como essa coisa de fazer as pazes é bizarramente dificil, copiei um passo-a-passo de como fazer isso, tirado do livro "Uma vida com propósitos" do Rick Warren. Vamos lá:

1) Fale com Deus antes de falar com a pessoa
Se você orar sobre o relacionamento antes de fazer qualquer outra coisa, é bem possível que Deus mude o seu coração ou o da outra pessoa. Em geral, brigamos por que as pessoas quebram nossas expectativas. Ficamos esperando que as pessoas nos façam felizes, mas elas só nos decepcionam. Devemos direcionar as nossas expectativas para Deus.

2) Tome sempre a iniciativa
Não deixe o tempo passar. Tome a iniciativa o mais rápido possível para resolver o conflito. O tempo só piora sentimentos de raiva e mágoa. Além disso, estar com a comunhão quebrada, prejudica seu relacionamento com Deus, fazendo, inclusive, com que suas orações não sejam atendidas.

3) Tenha compaixão pelos sentimentos dos envolvidos 
É preciso ouvir os sentimentos do outro. Não adianta só derramar suas insatisfações. É preciso ouvir o que você fez para magoar a outra pessoa também.

4) Confesse a sua parte no conflito
Em Mateus 7:5 somos exortados a fazer o seguinte: "tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão".
Peça a Deus para te mostrar o quanto do problema foi causado por você. A confissão é uma ferramenta poderosa para a reconciliação. Quando você aceita a responsabilidade por seus erros e pede perdão, desarma a outra pessoa, e a reconciliação fica mais próxima.

5) Invista contra o problema, não contra a pessoa
Escolha cuidadosamente as palavras. Irritar as pessoas não funciona. Destrua seu arsenal de sarcasmo, menosprezo, comparação, e qualquer outra coisa que possa ferir durante a reconciliação.

6) Coopere tanto quanto possível
Faça tudo o que estiver no seu alcance para que o relacionamento seja restaurado. Adapte-se aos outros. Pague o preço para ficar tudo bem.

7) Dê ênfase à reconciliação, não à solução
Quando focamos a reconciliação, o problema se torna irrelevante. "Podemos caminhar de braços dados sem concordarmos em todos os assuntos" Rick Warren

A pergunta reflexiva de hoje é: Com quem preciso restaurar meu relacionamento no dia de hoje?

Nenhum comentário: