segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dia 23: Como crescemos

Pense em um bebê. Ele nasce, é alimentado, começa a se desenvolver, cresce, se alimenta, se desenvolve mais, até virar um adulto maduro. Na nossa vida espiritual acontece exatamente da mesma forma. O primeiro passo é o nosso nascimento, quando decidimos ficar perto de Jesus. Mas este é só o primeiro passo e, assim como um bebê, temos um longo caminho pela frente até alcançarmos a maturidade.

Crescer na vida espiritual demanda esforço, e não é um resultado simples de "tempo de crente". Esse esforço se resume em mudar seus pensamentos e ações. Tome cuidado com o que você pensa, pois sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Para crescer você precisará fazer um esforço consciente para se livrar de hábitos ruins e antigos, desenvolver novos e saudáveis hábitos e intencionalmente mudar sua forma de pensar.

Essa coisa do pensamento é tão séria que existem milhões de exemplos que dão clareza a metáfora. Vou pegar um exemplo que está bem ligado a meu cotidiano: Gordos não conseguem manter-se magros por que seu pensamento ainda é de gordo. Os pensamentos nos guiam.

Você pensa, sente e age. Nessa ordem. Por isso, temos que ter cuidado com nossos pensamentos. Precisamos deixar de pensar como crianças, deixar de ser egoistas em nossos pensamentos. Precisamos deixar de pensar em nós mesmos em primeiro lugar. Nossa meta deve ser ter a mente semelhante a Dele. O primeiro passo para sermos como Cristo é pensar como Ele.

O que acreditamos deve ser baseado em um comportamento Cristão. E para ter um comportamento cristão é preciso pensar, sentir e agir como cristão. Cristianismo é um estilo de vida. E ter pensamentos cristãos não é nosso natural. É uma luta árdua contra nossa natureza. Mas com a ajuda do Espírito Santo conseguimos isso.

Em Romanos 12.2, Paulo fala sobre a transformação de nossa mente. Essa transformação traz como consequencia direta um contato íntimo com a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A pergunta reflexiva de hoje é: Em que área preciso parar de pensar do meu jeito e começar a pensar do jeito de Deus?

Nenhum comentário: