quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Você consegue entender o que é eternidade?

"As coisas que vemos agora estão aqui hoje e amanhã se foram. Mas as coisas que não podemos ver agora vão durar para sempre" 2 Corintios 4:18B

Sempre tive dificuldade em entender o que era a eternidade. Como nada que conhecemos é eterno, fica complicado imaginar ou projetar qualquer coisa que tenha essa característica. Mas isso me incomodava, e me fazia tentar criar figuras mentais para entender o conceito de uma coisa que nunca acaba. Pensava que estava voando, e nunca conseguia descer, só voar para frente. Mas confesso que essa imagem me trazia um pouco de desconforto, então, parei de tentar.

Assistindo a um vídeo ontem (Pare e Pense do Livro Louco Amor), eu entendi o por que de eu não entender o conceito de eternidade. A metáfora que o autor usou foi algo assim: "Imagine que sua cabeça é uma latinha de refrigerante e Deus é todas as águas de todos os oceanos. Como sua cabeça tão pequena vai conseguir compreender uma coisa tão grande?". Hoje, quando minha leitura me traz novamente à eternidade, consigo entender que não adianta ficar tentando fazer com que a eternidade faça sentido pra mim, por que não vai fazer. É um conceito grande demais para um ser tão pequeno como um humano.

Mas a despeito de eu entender ou não entender globalmente o conceito, de uma coisa eu sei: o eterno é maior do que o tempo que eu tenho de vida na terra. Por isso, tenho que tomar muito cuidado com o que eu faço enquanto estou vivendo aqui na terra. O tempo por aqui é curto e se eu der mole, gasto todo ele de forma inútil. E como o C.S. Lewis disse: "Tudo o que não é eterno, é eternamente inútil".

Hoje, só posso fazer minhas as palavras de Davi no Salmo 39, versículo 04: "Senhor, lembra-me de quão breve é o meu tempo na terra. Lembra-me que os meus dias estão numerados e que a minha vida está indo embora".

Senhor, assim como Davi, te peço que não me deixe esquecer que aqui não é minha casa, que estou aqui de passagem e por pouco tempo. Que esse entendimento possa me levar a tomar as decisões corretas quanto a como eu gasto meu tempo, meu dinheiro e minha vida.

Nenhum comentário: