segunda-feira, 2 de julho de 2012

Espiritualidade X Emoção X Racional

Estou meio travada.
As vezes, quando fico encucada com algo, fico assim travada...

Há algum tempo atrás, eu ficava muito chateada por não sentir arrepios, não chorar, não sentir vontade de levantar as mãos e essas coisas, durante os cultos. Eu tinha certeza que meu relacionamento com Deus existia, mas não passava por esse frenesi de emoções.

Até que ouvi uma mensagem de um pastor americano que dizia sentir algo bem parecido com o que eu sentia e Deus deu a ele o entendimento que por seu perfil ser racional, ele entendia a fé com a cabeça e não com o coração. Cara, eu me encontrei. Entendi que por eu ser racional, e me relacionar racionalmente com todas as pessoas à minha volta, meu relacionamento com Deus também era assim e, melhor, Deus entendia isso. Foi uma mensagem libertadora.

Mas... ontem... ouvindo a mensagem da manhã na igreja, tomei um tapa na cara quando ouvi "Que religiosidade é essa que não traz emoção?". Pronto. Tudo voltou. E para melhorar, recebi um texto por email que trouxe a expressão "vibrar de emoção com a devoção a Jesus Cristo".

Então eu pergunto:
Pode haver espiritualidade sem emoção?
A espritualidade pode ser racional?

Não sei as respostas para as perguntas, então, só me resta orar como o salmista:

"As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me inteligência para entender os teus mandamentos." Salmos 119:73

Um comentário:

Anônimo disse...

interessante!