quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O paradoxo da fé


"Quem vive com Jesus não tem medo da morte, de perigos diários ou de trajédias, pois o Senhor é a sua segurança."

A lógica dessa frase tem um paradoxo.
Como uma pessoa normal não tem medo de algo que pode realmente acontecer com ela? Por que convenhamos: qualquer pessoa, crente ou não, está sujeita a coisas terríveis como morrer de forma violenta, ou ter sua honra atacada por bandido. Então, como uma pessoa com suas faculdades mentais no lugar certo não vai ter medo dessas coisas?

A resposta é a seguinte: Quem anda com Deus, quem confia Nele de verdade, não tem por que temer o que acontecer aqui, por que sabe que tem algo muito maior esperando por ela no céu.

A resposta é simples, mas colocar em prática de verdade não.

Refrear o impulso natural do medo não é uma coisa simples se você pensar de forma humana. Mas vou contar uma coisa que aconteceu comigo pouco mais de um ano atrás: precisei passar por uma cirurgia sensível na coluna. Tinha riscos reais de eu não poder mais andar depois de passar pelo centro cirurgico. Com 20 e poucos anos isso é um cenário assustador, mas eu passei todo o tempo do pré-centro cirurgico brincando com meu marido, tirando fotos com o celular e postando fotos no facebook. Eu tinha um receio? Tinha. Mas algo muito maior do que eu me dava segurança: eu sabia que a decisão do que ia acontecer era divina e não terrena. Eu sabia que independente do que acontecesse comigo o fato serviria para o Reino de Deus de alguma forma. Eu entendia que era muito maior do que eu andar ou não, ou eu viver ou não. Então, para que se preocupar?

Sabe, é algo maior do que o ser humano. Não dá para entender essa força sem levar em conta o sobrenatural de Deus. Então, podemos dizer que a frase do início do texto na verdade não tem um paradoxo, mas simplesmente precisa ser entendida por uma lógica diferente da que estamos acostumados.

Nenhum comentário: