terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Fé é sinonimo de ação!

A salvação vem pela fé e não pelas obras. Já ouvi isso milhões de vezes, e é verdade! Leia o que diz Efésios 2:8-9 "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.".

Só que hoje, em meu momento devocional, Deus abriu meus olhos para uma outra verdade: Não existe fé sem obras. Tiago 2:17 diz "Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.".

Mas vamos por parte. O que são obras?
Quando eu era criança, achava que obras se referiam a construção e ficava assustada achando que teria que literalmente colocar a mão na massa. Não. Não é desse tipo de obra que a bíblia fala! Segundo o dicionário Aurélio, obra é, entre outras coisas, Ação. E eu acho que é isso que Deus quis dizer quando falou de boas obras: boas ações.

Nós costumamos dizer que o evangelho é amor e que temos q ser amorosos. Mas eu pergunto: você é amoroso o suficiente para olhar além de seu grupinho? Você consegue identificar que uma pessoa que não convive com você precisa de ajuda? Difícil, né? Vou facilitar: Se você descobre que uma pessoa que você só conhece de vista está sem comida em casa, o que você faz? O texto de Tiago nos convida a AGIR!

Isso me lembra a Parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:25-37). As vezes, fazemos como o sacerdote ou o levita da história. Apesar de homens de Deus, eles passaram longe da pessoa que precisava de ajuda.

Até quando vamos deixar que os samaritanos façam nosso trabalho? Até quando vamos deixar que os não-crentes sejam mais prestativos que nós?

É hora de olhar além dos nossos amigos e conhecidos e ver aqueles que também precisam de nossa ajuda. Não só ver, mas de fato, ajudar.

FÉ É SINONIMO DE AÇÃO!

Nenhum comentário: