quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O que Deus me ensinou?


O que Deus me ensinou com a dor?
Aos 20 e poucos anos fui diagnosticada com uma hérnia de disco grave. Passei por vários médicos até chegar esse diagnóstico. E mesmo depois do diagnóstico, passei muita dor física.
Em um dos dias de crise, a dor era tanta que eu não tinha posição para ficar. Me levantei com dificuldade e fiquei andando pela sala chorando.
Nisso, André veio e me abraçou. No meio do som da minha dor e do meu choro, percebi que ele estava orando quando ouvi assim: "Deus, tira a dor dela e passa pra mim. Não suporto ver ela sofrendo assim".
Nesse momento pude ver o tamanho do amor do meu marido. Não sei se foi por esse motivo que tive a crise naquele dia, mas Deus me mostrou o tamanho do cuidado que Ele tinha comigo colocando um homem tão bom do meu lado.

O que Deus me ensinou com a tristeza?
Eu estava na metade da faculdade quando minha mãe foi diagnosticada com câncer. A dor da possibilidade de perder a mãe é uma dor indizível. Todo mundo lá em casa ficou muito abalado. Menos minha mãe.
Só que ela não podia ser o porto seguro, ela era a doente. Então, pedi que Deus me desse força para ser esse Porto Seguro. E ele deu.
Consegui ser a única a pensar direito. Fui ao hospital com ela várias vezes, cuidei dela na recuperação da cirurgia. Foi um tempo de crescimento para mim.
E o que fiz com a tristeza? Senti ela. Chorei inúmeras vezes na cama a noite. Tirei André, que ainda era namorado, da cama para ficar 10 minutos comigo enquanto eu chorava.
Na tristeza, Deus me ensinou que Ele é muito maior, que ele supre, dá forças, dá pessoas, dá o que for preciso para você enfrentar o momento de tristeza.

O que Deus me ensinou com a depressão?
Viajar de bicicleta era um sonho antigo. Fiz uma pequena viagem com meus primos quando era nova, mas a perspectiva de fazer uma viagem grande encheu meu coração. Foram meses fazendo planos, juntando dinheiro, preparando a bicicleta, me preparando... e o dia chegou. Três dias depois, estávamos no ônibus voltando para o Rio. Minha irmã não aguentou a pressão e quis voltar. Eu nunca tinha visto ela com o rosto transtornado como naquele dia.
Quando chegamos em casa, dormi um pouco, limpei a bicicleta, e então, como uma tempestade de verão, a depressão chegou. Eu simplesmente não tinha forças para sair do quarto. Não tinha forças para conversar. Não tinha forças para nada que não fosse ficar deitada no escuro, tendo crises de choro de tempos em tempos.
Foram dias estranhamente intensos. Racionalmente eu queria sair daquele fundo de poço. André e Raquel tentaram várias coisas. Nada me tirava lá do fundo.
Então, igual ela veio, ela se foi. Quando lembro dessa época me vem uma imagem negra na cabeça. Foi um tempo de trevas.
O que Deus me ensinou com a depressão? Me ensinou que tudo passa e que quem te ama fica do seu lado. Todas as tentativas da minha família de me tirar do poço me mostraram que eu tinha para onde ir. Não foi um tempo bom. Inclusive, é um tempo que eu tenho medo que volte. Mas se voltar, eu sei que, tudo passa.

O que Deus me ensinou pela expectativa?
Eu tenho problemas com expectativas. Se eu tiver com a expectativa alta e a coisa não acontecer, isso me derruba. E me derruba gritando. Quebra de expectativa é uma coisa que me irrita de um jeito doido. Eu perco a linha.
Mas o que eu aprendi sobre expectativa? Só Deus supre. Só Ele.
Não adianta ficar tentando que humanos supram. Humanos são falhos. Só Deus é capaz de suprir expectativas.

Nenhum comentário: