segunda-feira, 1 de setembro de 2014

TESTADO E APROVADO: Passo-a-passo para fazer as pazes

Está tudo bem, um mar de rosas. Mas repentinamente o tempo vira e você se desentende horrorosamente com seu amigo. Se você parar para pensar era impossível que vocês brigassem, se davam tão bem... ou ao contrário: um desentendimento era questão de tempo. Mas não importa. Aconteceu. Vocês até estão se falando. Mas essa situação te incomoda tanto... O que fazer para resolver? Rick Warren dá umas dicas sobre isso no dia 20 do livro Uma Vida com Propósitos e eu  traduzi as ideias dele do meu jeito, dá uma olhada:

1. Fale com Deus
Quando li o capítulo do livro, Deus sussurrou alguns nomes no meu ouvido. Então, falar com Ele, não foi a coisa mais difícil do processo. Foi engraçado que, conforme Deus ia me dando nomes, eu pensava: "Caramba! E eu pensando que era uma pessoa legal que não tinha problema com ninguém!". Puro engano.
Primeiro pedi perdão a Deus por me deixar estar na condição de precisar me reconciliar com mais de 5 pessoas. Em seguida, pedi orientação a ele. Eu sou meio bruta e, consequentemente, não sou boa em abordagens pacíficas. Mas tive a certeza de que Deus me capacitaria a fazer isso.

2. Escolha um segundo amigo e conte para ele sobre o conflito
Acho que esse segundo passo foi o mais difícil pra mim. É estranho, mas foi complicado contar para outra pessoa o quanto eu tinha sido babaca com amigos, colegas e família.
Foi um processo mais interno que externo. Tive que quebrar alguns preconceitos antes de ter coragem de falar.
Mas foi libertador. Depois que contei para André e Raquel como as coisas estavam, foi fácil partir para o próximo passo.

3. Procure a pessoa
Durante a conversa:
A) Admita seus erros
B) Peça perdão

Foi preciso respirar fundo para tomar coragem. Duas das abordagens foram pelo facebook, já que eu me expresso muito melhor escrevendo. Confesso que eu tremia enquanto escrevia pequenos paragrafos em que segui a receita: admitir meus erros e pedir perdão.

Pessoalmente então, não foi nada fácil. Eu tremia literalmente conforme cada palavra da receita saía da minha boca.

Mas em todos os casos, o Espirito Santo deu aquela força! Ele preparou os caminhos e fui bem rebida por todos. Alias, nenhuma das pessoas com quem eu falei guardava mágoa, ou sequer lembrava das coisas que me incomodaram. Ou seja, Deus usou esse caminho para me proporcionar um processo de cura e crescimento. Eu fui a grande beneficiada dessa história!

Bom, se enquanto você lia esse texto, Deus colocou nomes na sua cabeça, recomendo veementemente que você siga os três passos. Vai ser libertador, eu garanto.

2 comentários:

Medlin Castro disse...

Deus precisa ser a direção na nossa vida ele nos faz viver coisas grandiosas. Eu tenho experimentado de um recomeço em meu coração, minha mente e o mais difícil minha boca que por muitas vezes era substituída por meus dedos. Aquela frase mestre que eu usava já não utilizo mais: Eu sou assim e falo mesmo e tal...
O meu desejo é transformar minhas opiniões em um instrumento de reflexão não de guerra.
Fico muito feliz pelo que Deus tem feito em você...

Anônimo disse...

Texto interessante