terça-feira, 30 de setembro de 2014

O Túnel

(texto escrito por Ana Paula Grassini)

Tenho certeza que todo mundo, sem exceção, do mais novo ao mais velho, já passou por algum momento difícil na vida. Talvez tenha sido a morte de alguém próximo, ou uma situação familiar indesejada, ou qualquer outra dificuldade. E no meio dessa situação, sempre temos alguém para nos ajudar e, via de regra, nos referimos a esse alguém como “a luz no fim do túnel”.

Contudo, hoje eu quero que você pense nessa expressão de uma maneira diferente. Você continua dentro do “túnel”, mas a luz ao fim dele não é uma pessoa qualquer, e sim o próprio Deus (Is 41:10, Hb 13:5). Agora, retroceda um pouco nesse túnel até o ponto onde não há nenhuma luz. Você está sozinho, perdido e desesperado. Você clama a Deus por socorro, mas não há resposta. Você nunca se sentiu tão sozinho e desamparado. Sua alma está se derretendo na presença do Pai, você ora insistentemente, mas parece que suas palavras batem no teto de chumbo do seu túnel e voltam, vazias, para você.

Chega um ponto então onde você está prestes a desistir, a sentar-se no chão de seu túnel escuro e sombrio, e esperar que o inevitável aconteça, que sua morte (não necessariamente física) chegue. É nesse momento então que você sente alguém te tocar, alguém segurar a sua mão e dizer “eu estou aqui, eu estou com você pra te ajudar até o fim”. Você então imediatamente reconhece aquela voz; é a voz do seu melhor amigo, aquele a quem você ama como a si mesmo. Você percebe que ele não mediu esforços para entrar no túnel e te procurar, não se importou de enfrentar a escuridão ou os obstáculos pra te ajudar, e percebe também que ele agora te guiará ao fim do túnel, segurará a sua mão quando tropeçar, e estará com você não importa o que aconteça.

Muitas vezes sentimos que Deus está distante de nós, mas isso não o impede de usar pessoas próximas a nós para nos tirar do túnel. O seu verdadeiro amigo, aquele a quem você mais ama, te ajudará quando você mais precisar. Ele não medirá esforços para de animar, ele te ajudará a se levantar quando cair – “É melhor serem dois do que um (...) pois se caírem, um levantará o outro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante.” Ec 4: 9 a, 10 – e, acima de tudo, assim como na metáfora do túnel, ele te levará pelo caminho que te aproxima da luz de Deus; na vida real o seu verdadeiro amigo também te levará a se Deus poderia nos livrar de entrar no túnel, poderia nos dar um atalho ou uma saída mais rápida, mas só quando estamos dentro do túnel (ou das adversidades) é que somos verdadeiramente provados e a nós é revelado quem verdadeiramente nos ama e faria qualquer coisa por nós.

“Em todo tempo ama o amigo; e na adversidade nasce um irmão.” 
(Provérbios 17:17)

Nenhum comentário: