sexta-feira, 19 de abril de 2013

A morte e a transformação


Eu nunca vi ninguém morrendo. Aquele momento crucial, aquele segundo, que divide um corpo com vida e alguns quilos de carne... nunca vi esse momento. Mas também, não faço questão nenhuma de passar por essa experiência. Acredito que é uma experiência que pode mudar a vida de uma pessoa, seja fazendo-a ficar traumatizada ou fazendo-a repensar seus atos baseando-se na fragilidade da vida humana.

Sempre que penso nesse assunto, penso em alguém morrendo serenamente. Um minuto está ali e no instante seguinte não está mais. Mas hoje, me deparei com a lembrança de uma morte lenta, sofrida, dolorida, sangrenta... Se uma morte serena pode fazer alguém pensar na vida, imagina uma morte sob circunstâncias cruéis...

Braços esticados, pele e músculos perfurados por um prego, peso do corpo sendo sustentado pelas pontas dos pés e pela força da gravidade empurrando os ossos do braço contra os pregos. A dor é tanta que a cabeça mal consegue se levantar, os olhos estão vermelhos de um choro silencioso e humanamente inevitável. Na boca, o gosto de sangue se mistura a um gosto amargo de vinagre. A testa sangra pelas feridas de uma coroa de espinhos. Os pulmões já quase não recebem ar. A dificuldade de respirar aumenta gradualmente... por 6 horas...

Jesus ficou 6 horas na cruz. Por 6 horas ele esteve em processo de morte. Por 6 horas os olhos cruéis dos soldados e de alguns populares estiveram o fitando esperando o derradeiro momento, esperando aquele segundo que divide um corpo com vida e alguns quilos de carne. Mas o que eles não sabiam é que Jesus não era apenas alguns quilos de carne, ele era muito mais do que isso.

O momento final foi um grito. Um grito no meio da escuridão do eclipse que mostrou a tristeza e luto de Deus pela morte de seu filho. "Está consumado", Jesus berrou. E então se foi. Foi voltar a ser Deus. O trabalho ainda não estava terminado, ele ainda ressuscitaria, mas o momento da morte havia chegado.

Acredito que não consigo imaginar com toda clareza esses momentos que Jesus passou. Minha mente não consegue projetar o tamanho da dor e do sofrimento. Mas só de tentar imaginar, me dá um frio no estomago e um nó na garganta. Para que tanta dor? Para que tanto sofrimento? Foi por amor! A dor e o sofrimento só mostravam o quanto Deus e Jesus amavam sua criação mais querida. Eles não podiam imaginar viver a eternidade sem nós, então, deram um jeito para resolver isso. Cada instante das 6 horas de sofrimento de Jesus, foi para que um dia, pudéssemos dizer como Paulo:

"Estou crucificado com Cristo, e já não vivo, mas Cristo vive em mim" Gálatas 2:20

Senhor... me perdoe por te fazer passar por esta dor. Eu sei que o Senhor esteve lá por mim, no meu lugar. Sofreu onde eu deveria ter sofrido. Mas hoje, Pai, quero ser crucificada contigo. Não quero que sua dor seja em vão. Quero que meu eu passe pelo momento final. Não me interessa viver, mas me interessa que o Senhor viva em mim. Senhor, meu desejo é que as pessoas possam reconhecer a Ti através da minha vida. Meu desejo é que o Senhor viva em mim.

Nenhum comentário: