quinta-feira, 5 de junho de 2014

Comemorar o que?


Minha resposta a essa pergunta é muito simples: espero de coração comemorar muitas vitórias da seleção brasileira na copa, culminando numa grande comemoração do Hexacampeonato.

É absolutamente ridiculo, pra não dizer nauseante, ver pessoas que estavam se pintando de verde e amarelo há quatro anos (e vão fazer o mesmo daqui há quatro anos), se vestindo de preto simplesmente por que a Copa vai ser aqui.

Por que vamos parar para pensar: o que mudou? Quando nos juntamos alegres para assistir os jogos em 2010 o Brasil era um lugar sem corrupção? Naquela época não existia pobreza e nem pessoas passando necessidade? Todos os hospitais publicos eram ótimos e tinham leitos para todos que precisavam? As escolas publicas eram exemplo de educação bem ministrada?

Aí você pode dizer: mas e o dinheiro que foi gasto fazendo estádios? E eu te respondo: isso precisava ter sido pensado quando nos candidatamos a sediar o mundial e não agora que o dinheiro já foi gasto. Além disso, a última copa aqui foi em 1950, ou seja, se passaram 64 anos nada melhorou e você aí fica achando que a Copa fez alguma diferença no cenário?

Como crente, acredito piamente que Deus pode sarar nossa nação. Acredito piamente no poder de nossas orações para que haja uma mudança real em nossa realidade. Como cidadã, acredito piamente que os levantes populares são necessários. Mas sinceramente? Cada coisa tem a sua hora.

De que adianta vestir preto e usar a copa como desculpa para uma manifestação velada, se nas proximidades das eleições vamos agir no âmbito do "não discuto política"?

Há tempo determinado para cada coisa debaixo do céu, e parafraseando a bíblia: tempo de comemorar, de se divertir, e tempo de lutar. Então, torço para que todos torçam, brinquem, se divirtam, passem bons momentos em família e com os amigos, torcendo de verde e amarelo para irmos bem na copa. Torço para que, com a desculpa de não estar sendo manipulado pela "malvada mídia", as pessoas não se deixem manipular por outras opiniões oportunistas.

Que venha a copa, que venha Hexa, que venha um mês de comemorações!

Nenhum comentário: