quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Faxina!

Durante muito tempo, eu levei comigo uma metáfora sobre a vida cristã. Era mais ou menos assim: "A vida cristã é como subir em um corda pendurada em um teto bem alto. Você sobe, sobe, sobe e um dia cansa e larga a corda. Então você desce alguns metros, percebe que segurando a corda é melhor, se agarra nela e volta a subir. Até que um dia cansa e larga e cai e segura e sobe e cansa e larga e cai e segura e assim por diante."

O texto que li em minha devocional hoje me lembrou essa metáfora.
Genesis 35 narra uma faxina liderada por Jacó em busca de falsos deuses e imagens. O interessante é que não era a primeira vez que ele precisava fazer a faxina. Um tempo atrás, a própria esposa dele havia pego uns idolos pagãos e guardado no fundo da tenda em que moravam.

Pode ser que Jacó tenha pensado: "Caraca! Não adianta nada limpar! Daqui a pouco outro cabeçudo vai trazer mais imagens e vou ter que liderar outra faxina!". Ele pode até ter pensado isso, mas era muito mais importante manter tudo "limpo" do que dar atenção à preguiça do retrabalho.

Nossa vida espiritual é igualzinho essa história. Só que no lugar de imagens de outros deuses, nós vivemos escondendo sentimentos ruins como egoismo, ganancia, ciume, ansiedade, preguiça, orgulho... E nem sempre é por querer. As vezes, eles simplesmente brotam, como ervas daninhas no jardim.

Deus vive trabalhando em nós para tirar as ervas daninhas, mas elas sempre voltam. Faz parte da natureza pecadora da humanidade. Apesar de Deus está sempre trabalhando em nós, é preciso que a gente tenha o trabalho de arrancar essas sujeiras de nossa vida de forma constante, sem desanimar.

Não se esqueça: Limpeza é trabalho constante - também na vida espiritual.

"Senhor, as vezes eu canso. As vezes parece que servir a Ti é mais dificil do que não servir.
Mas hoje tenho o entendimento de que talvez realmente seja mais trabalhoso viver de acordo com sua vontade, só que os benefícios de andar do seu lado superam qualquer cansaço por conta do retrabalho de ficar retirando ervas daninhas da minha vida.
Então, eu posso te dizer com toda sinceridade: Senhor, meu amor por Ti é maior do que o cansaço. Não vou desanimar. Vou viver em constante trabalho de limpeza em minha vida espiritual, por que não consigo enxergar minha vida sem estar perto do seu amor!"

Nenhum comentário: