terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dúvida de lógica

Eu sou racionalista. Então, já tive vários problemas com minha fé. Acreditar em algo fora do explicável é muito dificil pra mim. Dentre as coisas que me atormentavam tinha uma dúvida de lógica: se Deus sabe todo meu futuro, então, como eu tenho livre arbitrio?

Em Salmos 139:16 está escrito assim: "...todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir". E ai? Faz o que?

E aí que Deus simplesmente abre nossos olhos. Mesmo os olhoes mais céticos. De repente, enquanto lia o texto de Salmos 139, Deus abriu meus olhos e meu deu um conceito sobre isso.

O que acredito agora é: Deus me planejou. Mas não se limitou a planejar a cor da minha pele e dos meus olhos, meu biotipo e minha personalidade. Ele desenho como gostaria que fossem os meus dias para que eu fosse a pessoa mais feliz do mundo. Problemas eu teria, mas todos me levariam para o caminho que Ele havia planejado.

Só que, chegando no mundo, eu resolvi que queria isso ou aquilo diferente. Escolhi sair do caminho e abrir uma trilha própria. De vez em quando eu volto pro caminho, machucada pela mata que precisei abrir na trilha paralela. Aí agradeço a Deus pelo caminho e vou seguindo por ele. Até que resolvo abrir uma trilha novamente...

O que quero dizer é que Deus traçou uma linha, mas nós insistimos em ficar fazendo curvas, saindo do plano inicial traçado. É como se Deus tivesse feito uma linha pontilhada. Basta que a gente passe o lapis por cima dela, mas a gente não consegue e sai do caminho certo.

Então, hoje, eu acredito que Deus planejou nossos dias, mas não nos aprisionou a eles. Pelo contrário, nos deu autonomia para seguir seus planos ou fazer os nossos próprios. Sendo que, justo como só Ele pode ser, permite que nós soframos todas as consequências de nossas decisões de livre arbitrio.

Parece tão idiota agora que eu escrevi... Mas eu juro que não entendia isso...

Nenhum comentário: